Shay Cormac | Assassin’s Creed Rogue
Personagem principal do jogo Assassin’s Creed Rogue
Shay Patrick Cormac é o personagem jogável e protagonista na história de Assassin’s Creed Rogue da franquia de jogos Assassin’s Creed criada pela Ubisoft.
*imagem de shay
Origem e história de Shay Patrick Cormac
Shay Cormac nasceu em 1731, em uma família de imigrantes irlandeses na cidade de Nova York. Seu pai era um marinheiro e passou seus ensinamentos a Shay, que cresceu com uma personalidade rebelde e independente. Ainda jovem, por influência de seu amigo Liam O’Brien, Shay entra para a Ordem dos Assassinos que era liderada por Achilles Davenport, um Mestre Assassino respeitado que desempenhou um papel importante na formação da Colônia dos Assassinos no território da América do Norte.
Ao longo de sua juventude, Shay era um membro leal da Irmandade dos Assassinos, mas seu relacionamento com os outros Assassinos era de frequente conflito, principalmente devido à sua natureza impulsiva e questionadora. As dúvidas de Shay em relação às práticas da Irmandade começaram a crescer durante uma importante missão sobre buscar por um Fragmento do Éden. Durante essa missão, Shay acidentalmente causa um grande terremoto que destrói a cidade de Lisboa em 1755 (evento baseado em fato histórico). Este evento traumatiza Shay e vira o ponto de ruptura que o faz questionar os verdadeiros objetivos e métodos da Irmandade dos Assassinos.
Traindo a Irmandade e se juntando aos Templários
Ao perceber que os Assassinos estão dispostos a arriscar qualquer coisa, incluindo vidas inocentes para cumprir seus objetivos, Shay se rebela e rouba o artefato Éden que está com a Irmandade para impedir que casos como o Terremoto de Lisboa voltem a acontecer. Essa traição coloca Shay em confronto direto com seus companheiros da Irmandade dos Assassinos e o leva a se juntar à Ordem dos Templários, onde ele acredita que poderá trazer mais estabilidade e segurança ao mundo.
Como Templário, Shay se destaca como um caçador de Assassinos, dedicando-se a eliminar aqueles que antes foram seus aliados e tentando evitar que mais tragédias ocorram por conta das ações inconsequentes da Irmandade.
Entenda mais: gameplay com a história explicada de Assassin’s Creed Rogue
Características e personalidade de Shay
Shay é um personagem complexo, que muda de convicções ao longo de sua jornada. Ele começa como um jovem rebelde e impulsivo, que segue a Irmandade dos Assassinos mais pelas oportunidades de encontrar uma boa briga do que por profunda crença em seus ideais. No entanto, com o passar do tempo, ele se torna mais introspectivo e crítico passando a questionar os atos necessários para completar suas missões.
Em termos de personalidade, Shay é um homem de princípios, mas que está disposto a mudar suas convicções quando vê que o caminho que está trilhando é injusto. Ele é muito crítico, tanto consigo mesmo quanto com os outros, e demonstra uma certa frieza e amargura ao longo da história, especialmente depois de perceber as falhas da Irmandade dos Assassinos. Mesmo que sua traição seja vista como um ato imperdoável por seus antigos companheiros, do ponto de vista de Shay, ele está fazendo o que é certo para um mundo melhor.
A traição de Shay não se dá por ganância ou desejo de poder, mas por uma convicção pessoal de que as ações da Irmandade estavam desencadeando tragédias e vitimando inocentes inconsequentemente. Ele passa a se sentir responsável pelas vítimas dessas ações dos Assassinos e vê a Irmandade como um perigo em potencial.
Shay é forte, atlético e inteligente, o que colaborou para que aprendesse rápido as habilidades de um Assassino, o tornando um membro valioso para a Irmandade. Não demorou muito até ser designado para as missões mais importantes.
Sua aparência é marcada por traços rígidos e expressões geralmente sérias, o que combina com sua personalidade prática e focada. Ele possui olhos claros e cabelo escuro, geralmente vestido com roupas que misturam os estilos dos Assassinos e dos Templários, simbolizando sua transição de uma organização para outra.
Conheça: história dos personagens de Assassins Creed Rogue
Técnicas, habilidades e equipamentos
Por ser um ex-assassino, Shay Cormac se torna um Templário extremamente versátil e habilidoso que possui um vasto arsenal combinado a muita técnica e experiência.
- Movimentação ágil e parkour: Como já é característico na série Assassin’s Creed, Shay foi treinado para ser ágil e o parkour é fundamental para que ele se mova rapidamente e de forma fluida pelos ambientes urbanos, escalando prédios, saltando entre telhados e passando por terrenos acidentados com facilidade.
- Combate corpo a corpo: Como Assassino muito bem treinado, Shay domina técnicas de combate corpo a corpo, usando as tradicionais Lâminas Ocultas dos Assassinos e uma grande variedade de armas brancas. Ao se junta aos Templários, ele aprimora suas habilidades de combate aprendendo a usar armas pesadas.
- Armas de Fogo: Como a trama de Assassin’s Creed Rogue se passa no século XVIII, as armas de fogo se tornaram uma parte importante nos combates. Shay utiliza pistolas de pederneira, que são eficientes tanto em combates de curta como de média distância. Ele também tem acesso a rifles e outras armas de fogo da época.
- Granadas e Fuzis de Dardo: Uma das armas exclusivas de Shay é o lançador de granadas, que dispara tanto dardos com venenos quanto explosivos. Isso permite que ele enfrente inimigos de maneira estratégica, utilizando diferentes tipos de munição para neutralizar ou eliminar alvos sem precisar entrar em combate direto.
- Stealth (Furtividade): Apesar de sua transição para os Templários, Shay mantém sua habilidade de se mover pelas sombras, atacar de forma furtiva e evitar ser detectado (o que ajuda muito no gameplay). Shay combina as táticas de furtividade dos Assassinos com as tecnologias mais avançadas dos Templários.
Um marinheiro estratégico
- Navegação e Combate Naval: Grande parte da ação em Assassin’s Creed Rogue acontece em ambientes marítimos, no Atlântico Norte, e Shay é um dos melhores comandantes navais da Irmandade. Estratégico, Shay também é muito habilidoso no mar e usa de um vasto leque de equipamentos avançados em seu navio.
- O navio Morrigan: Peça central no gameplay de AC Rogue, Morrigan é o navio de guerra de Shay. Ele possui uma vasta gama de armamentos de combate, como canhões de fogo rápido, barris explosivos, caronadas, morteiros e a inovadora lâmina de aríete (equipamentos adquiridos por upgrade durante o jogo).
O legado de Shay na saga Assassin’s Creed
Shay representa uma quebra de paradigma na franquia Assassin’s Creed. Antes de Assassin’s Creed Rogue existia uma idéia equivocada entre os jogadores e fãs da série de que a Irmandade dos Assassinos eram os verdadeiros heróis da história que buscavam liberdade e justiça para o mundo, e que a Ordem dos Templários eram os vilões opressores e cruéis que precisavam ser combatidos a todo custo. A trajetória de Shay mostra o ponto de ruptura desse conceito deixando claro que nem tudo é preto no branco na luta entre Assassinos e Templários.
Em Assassin’s Creed Rogue fica evidente que tanto a Irmandade dos Assassinos quanto a Ordem dos Templários possuem visões particulares do que seria um mundo melhor, e para chegarem a esse objetivo precisam instaurar seus dogmas a qualquer custo, mesmo que vidas humanas sejam sacrificadas no processo. Ambas organizações possuem dogmas antagônicos baseados numa visão deturpada sobre liberdade e estabilidade.
A trajetória de Shay permite que os jogadores experimentem e entendam a ideologia dos Templários de uma maneira que poucos jogos da série fazem. Shay é um homem que acredita que a estabilidade e a ordem, mesmo que rígidas, são necessárias para impedir o caos e a destruição. Essa perspectiva faz com que Assassin’s Creed Rogue seja um jogo especial dentro da série, pois Shay humaniza os Templários e mostra que, mesmo entre eles, há aqueles que agem por razões altruístas e não apenas por ganância ou desejo de controle.
O legado de Shay Cormac é o de um personagem que desafia o padrão, até então estabelecido, e se posiciona entre essas duas organizações em guerra. Sua jornada deixa uma marca inédita na história de Assassin’s Creed, enriquecendo o entendimento do conflito central da série e adicionando camadas de profundidade na discussão sobre os meios e fins das duas facções. Shay representa a ideia de que, em um mundo de extremos, às vezes a busca pelo equilíbrio exige escolhas difíceis e sacrifícios pessoais.
Shay Patrick Cormac é uma figura que rompe com a narrativa de heróis e vilões, fazendo com que personagens, e até mesmo os jogadores, repensem suas lealdades e compreendam que, no vasto e complexo mundo de Assassin’s Creed, o caminho da verdade muitas vezes passa pelo meio termo entre ordem e liberdade.
O enfraquecimento da Irmandade dos Assassinos
Essa mudança de Shay para o lado dos Templários tem impacto profundo no universo de Assassin’s Creed. Shay foi o principal responsável por enfraquecer a Irmandade dos Assassinos na América do Norte, o que tem implicações diretas para os eventos de Assassin’s Creed 3 e Assassin’s Creed 4 Black Flag. As ações de Shay contribuíram para o enfraquecimento da Irmandade, permitindo que os Templários ganhassem força e estabelecessem o controle. As consequências desse desequilíbrio de poder fica perceptível na história de Connor Kenway em Assassin’s Creed 3, onde a Irmandade dos Assassinos, completamente enfraquecida, começa a se reconstruir.
Veja mais: tudo sobre a saga Assassin’s Creed
Produtor de conteúdo Gamer para o Youtube.
Os gameplays mais dinâmicos e informativos. As séries mais completas do youtube!
Além de trazer gameplays nos níveis mais desafiadores, falo sobre a história e o universo nos quais os jogos foram baseados, trazendo curiosidades e até alguns conceitos sobre o desenvolvimento. Fazendo de cada vídeo das séries, uma fonte de informação, além de diversão. E claro, sem deixar de discutir sobre os acontecimentos e a história do jogo em si para que a experiência seja completa!
Tudo isso numa pegada bem interativa com os inscritos do canal. 😉
Faça parte!
Vâmo junto! o/